26 December 2006

Amnésia


Algures no ano de 2000, durante o reinado de el rei antónio guterres, foi anunciado a todo o reino que se tinha preparado uma milagrosa reforma, que iria salvar a nossa segurança social durante os próximos 100 anos. Os mensageiros da altura, como o sr josé socrates davam vivas pelo reino por este magnífico acontecimento. Todos nós, que não estivessemos a pensar viver mais do que cem anos, já não teriamos de nos preocupar com a nossa reforma. Esta estava mais do que garantida! Os grandes arquitectos de tão fabulosa reforma eram os ilustres cavaleiros ferro rodrigues, paulo pedroso e um prometedor aspirante - vieira da silva. O reino respirava alegria e orgulho neste grupo de senhores que com a sua sabedoria tinham salvo o nosso futuro.
Eis se não quando, no ano de 2006, é verdade, foram só seis anos, não é gafe de escrita nem eu envelheci 100 anos, uma nuvem negra paira sobre o reino. O grande profeta sócrates adivinha que o fim da segurança social está próximo e espalha pelo reino que ele e um valoroso cavaleiro de nome vieira da silva iam salvá-la. Eles iriam produzir uma reforma que garantiria o futuro da nossa segurança social.

Se todo este assunto não fosse tão sério, eu penso que daria um belo argumento para um episódio dos monthy piton. A questão é que não estamos a falar de uma serie de tv, é a realidade, e a nossa realidade. O nosso futuro! Como é que o nosso pais pode permitir que uma série de senhores que demonstraram já a sua incompetência, ao realizar uma reforma que duraria 100 anos mas que na prática durou seis, venham de novo perante nós apresentar o que quer que seja. Em qualquer empresa ou organização minimamente credivel, estes senhores teriam vergonha e nem sequer ousariam dizer o que quer que seja. E se tentassem, o mais que lhes poderia acontecer era um despedimento com justa causa. No nosso país não. Dá-lhes o direito a criticar a porcaria que fizeram como se nada tivesse que ver com eles e ainda anunciar novas soluções, provavelmente tão boas como a anterior.
Não nos podemos tornar num povo amnésico que permite tudo à sua classe politica. A exigência que temos para com eles será a mesma que eles vão ter para com a sua actividade. Quanto maior a exigência maior o respeito que vão ter para connosco e para com a sua classe. É urgente que isso se faça, para afastar de cargos de responsabilidade pessoas que são puramente incompetentes e que não teriam lugar em qualquer organização onde a palavra exigência fosse utilizada.
Basta ver que nem um único partido foi capaz de apresentar contas correctas da última campanha eleitoral. O PS e o sr vitalino canas - um dos que elaborou essa mesma lei que ninguém consegue cumprir - veio desculpar-se dizendo que esta era muito exigente e dificil. Cá está a prova da elevada capacidade destes senhores.

No comments: