30 August 2007

Citação

“Uma vez, numa conversa com Cavaco Silva tive de lhe dizer quais eram as minhas despesas fixas com os meus filhos e ele respondeu-me: Você com essas despesas nunca poderá ser ministro! Retorqui: Imagine o que sofreria se gostasse de o ser…

Os Portugueses não amam suficientemente a liberdade?
Não amam. São uns anarquistas completos. Querem ser governados por esses (nota – autoritários), mas querem estar sempre a dizer mal deles. O que se dizia de Cavaco! Mas depois aparecem os bonzinhos, os gordinhos, os dialogantes, os doces, os que estão sempre de acordo com quem falam, os Guterres, os Barrosos, e no ranking dos primeiros-ministros não os colocamos em destaque. O país é assim, esquizofrénico. Temos de viver com a esquizofrenia dos portugueses ou então emigrar. Há em nós uma pulsão autoritária e uma pulsão libertária. Provavelmente, é por isso que estamos vivos.

Isto é Portugal! E não muda de um dia para o outro. Somos um país muito merdoso! Quem governa tem de se encher de paciência, tem às vezes de ter vergonha de quem está a governar. Mas tem de aguentar. Porque ninguém é obrigado a governar. “

José Miguel Judice, Diário Económico de 30 de Agosto de 2007