22 May 2008

Nuclear

A escalada dos preços do petróleo me reforça a ideia que sempre tive. Não consigo compreender o porquê do mundo ocidental, civilizado e estável, se deixar ficar na mão de países instáveis, através da sua dependência energética.
A solução mais rápida, que não invalida outras, está à nossa frente e pode ser rapidamente implementada. O nuclear permitiria anular a nossa dependência e terminar com a influência de países e ditadores instáveis e perigosos. Não sei porque não o fazemos. Sou capaz de desconfiar.
Então em Portugal é claro como água, simplesmente a opinião pública Portuguesa foi intoxicada com o papão do nuclear e ainda não foi capaz de raciocinar de forma fria. A energia nuclear é claramente segura- além de Chernobil ninguém consegue contar um único outro episódio perigoso. É claro que foi mortífero. Mas os acidentes de avião quando acontecem também são mortíferos, mas não é por isso que deixa hoje de ser claro para todos que viajar de avião é mais seguro que andar de carro. Se formos ainda mais frios na análise, que interessa o risco, se Espanha tem centrais nucleares a funcionar junto a nossa fronteira. O risco já o corremos. Se corremos o risco porque não termos o proveito.
Acho que já é tempo de neste país se eleger como prioritária a cultura do tomate e assumir de uma vez por todas que o nuclear é alternativa.