25 October 2008

"É por esta razão que os bancos costumavam construir sempre uns edifícios impressionantes. Antes da fiscalização do Estado, quem podia saber se estava a depositar o seu dinheiro numa instituição duvidosa? Os clientes acham que os burlões que planeiam fugir com o dinheiro não revestem primeiro as suas filiais com bronze e mármore. É também por esta razão que você pagará mais numa loja estabelecida que numa barraca de feira, quando compra um produto sobre o qual não dispõe de informação confidencial relativamente à qualidade e à durabilidade. A loja estabelecida ainda lá estará para lhe devolver o seu dinheiro em caso de reclamação, e essa possibilidade dá-lhe garantia de ser menos provável vir a ser necessária uma reclamação."

In O Economista Disfarçado de Tim Harford , Editorial Presença 2006
"O Economista mais famoso do século vinte, John Maynard Keynes, comparou o mercado de acções a um estúpido concurso de jornal, em que os leitores foram convidados a escolher algumas caras bonitas de entre cem fotografias. O vencedor foi um leitor que escolheu raparigas mais próximas da opinião geral.
Muitos gestores de fundos de grande dimensão, que tomam decisões sobre somas consideráveis de dinheiro, estão a ser pagos para seguir a moda em vez de escolher as acções certas. Significa, fatalmente, que o mercado de acções irá cometer erros."

In O Economista Disfarçado de Tim Harford, Editorial Presença 2006