03 June 2010

África

"Andeline Mngxitana, comentador político e colunista, publicará em breve um panfleto intitulado que se foda o mundial. Nunca precisámos deste campeonato. Não passa de uma farra, criada pelos políticos, para desviar as atenções dos 16 anos de democracia que não beneficiaram a maior parte da população negra deste país. Vamos ficar encravados com elefantes brancos que são os estádios."

Declaração publicada num artigo do Courrier Internacional a propósito das populações negras que foram retiradas dos locais dos jogos e colocadas em bairros de lata provisórios, longe dos centros urbanos, provavelmente para não envergonhar o país e não estragar a "campanha de promoção". Este tratamento para com o seu povo envergonha-o bem mais.

"Este lugar junto de Sodoma e Gomorra (Gana) é um cemitério de computadores e outros aparelhos eléctricos usados, vindos do mundo inteiro. Existem muitos cemitérios deste tipo também na Nigéria, no Vietname, na Índia, na China e nas Filipinas. Crianças como Bismark são aos milhares. Vivem dos desperdícios da era da Internet e muitos morrerão por causa disso. Primeiro, desossam os computadores e quebram os ecrãs à pedrada. Depois, atiram as entranhas das máquinas para o lume. É assim que os computadores dos ricos envenenam os filhos dos pobres. Porque contêm uma imensidade de metais pesados"

Parte de outro artigo do Courrier Internacional acerca de crianças no Gana que vivem da recuperação de metais de computadores velhos enviados para o Gana pelos países desenvolvidos.

O segundo artigo demonstra que 50 anos depois das primeiras independências em África os países desenvolvidos continuam a tratar África como um Continente de Segunda. O primeiro demonstra que os próprios também não se consideram como um Continente de Primeira.
Sodoma e Gomorra eram duas cidades amaldiçoadas na bíblia, parece que o Continente Africano sofre do mesmo mal.